Vai começar a final

Começa nessa quarta-feira a decisão da Copa do Brasil. Athletico e Inter vão se enfrentar no primeiro dos dois jogos. É o início da finalíssima da competição mais democrática e agora valiosa do futebol brasileiro. As duas equipes estão a dois jogos de conquistar um título nacional, uma vaga na fase de grupos da Libertadores da América de 2020 e uma bolada em grana. O campeão vai embolsar nada mais, nada menos que R$ 52 milhões. Sem contar as premiações que os dois clubes receberam desde a fase oitavas de final quando entraram na disputa. Sem dúvida, é uma bolada. Mas, mais do que isso, tem o fator esportivo. O vencedor vai ter deixado pra trás mais de 90 clubes de todos os níveis pra chegar ao título.

Para o futebol do Athletico e do estado do Paraná é uma conquista inédita. Obviamente, o peso é ainda maior. Assim como foi quando Coritiba e Athletico ganharam seus títulos de Campeão Brasileiro ou quando o Furacão venceu a Copa Sul-americana no ano passado. Eram conquistas inéditas para os clubes. Até hoje foram três finais – duas com o alviverde e uma com o rubro-negro – e em todas as vezes o título escapou. Ganhar esse ano faz parte do processo de crescimento substancial pela qual o time da baixada está passando. A história no futebol se faz com conquistas. Lógico, ter uma boa estrutura ajuda muito, mas o que marcam são as taças que o clube ergue.

Sobre o jogo, o fator Arena precisa ser determinante. Jogando em seus domínios, com a torcida vibrando e com time completo, o Athletico precisa usar tudo isso e estabelecer uma vantagem, por menor que seja. Resumindo: tem de vencer o jogo e transferir a responsabilidade para o bom time do Inter. Aliás, teremos nos bancos de reservas dois treinadores que conseguem extrair o máximo de seus atletas e transformar elencos que não tem tantas estrelas, como outros grandes do futebol, em equipes muito competitivas e que gostam de jogar futebol. Tiago Nunes e Odair Helmann são duas excelentes novidades do futebol brasileiro e merecem estar onde estão com seus atletas. Teremos, certamente, duas grandes partidas. A decisão está totalmente aberta e qualquer um dos dois pode ser campeão.

Share this...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter